Qualidade & Sustentabilidade
A Iberol tem como missão ser uma referência de excelência em todos os sectores em que actua, alcançar e manter os mais exigentes padrões de Qualidade, em todas os seus processos e áreas de actividade, criando valor para os seus accionistas, satisfazendo a necessidade dos seus clientes e proporcionando aos seus colaboradores o desenvolvimento de competências, conhecimento, criatividade e inovação.
Compromisso da Iberol
Melhoria Contínua
Na ótica da melhoria contínua dos processos e da mobilização de todos os colaboradores em princípios da qualidade, a empresa decidiu implementar uma metodologia que a auxiliasse nesse sentido. Surgiu, assim, no Plano de Melhoria da Qualidade, a oportunidade de integrar nas atividades diárias e projetos estratégicos da empresa a filosofia Kaizen-Lean.
A implementação desta metodologia na IBEROL iniciou-se em finais do ano de 2014 envolvendo mais de 90% dos seus colaboradores na mudança (Kai) para melhor (Zen).
Esta metodologia é praticada globalmente, sendo indiferente a barreiras linguísticas e educacionais, e é eficaz tanto em indústrias produtoras como em indústrias de serviços, ou seja, é independente da dimensão das organizações. Para além disso, auxilia na otimização dos processos com práticas lean e eliminação de desperdício. Desde o inicio da sua implementação a IBEROL já teve reduções dos seus custos de transformação em mais de 17% e uma redução de custos fixos entre 23-25%.
Normas e Certificações
ISCC
ISCC é um dos principais sistemas de certificação para a sustentabilidade e para emissões de gases de efeito de estufa. Em Julho de 2011, a Comissão Europeia reconheceu o ISCC como um dos primeiros esquemas de certificação que demonstra o alinhamento total com os requisitos da Directiva europeia para as Energias Renováveis (RED).
Certificação ISCC pode ser aplicada para cumprir com os requisitos legais nos mercados de bio energias bem como para demonstrar a sustentabilidade e a rastreabilidade da matéria prima na comida, alimentação animal e industrias quimicas.
A Iberol é certificada pelo ISCC desde Junho 2012, em quase toda a sua cadeia de valor, nomeadamente como primeiro ponto de recolha de matéria prima agrícola, na produção e refinação de óleos vegetais e na fabricação de biodiesel e, igualmente na generalidade dos produtos com que trabalha, designadamente colza, girassol, soja, palma, óleos alimentares usados e gordura animal de categorias 1, 2 e 3.
ISO 9001
A nova versão da norma ISO 9001, de 2015, é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, constituindo-se como referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.
A ISO 9001 lida com o propósito fundamental da existência de uma Organização ao focar na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, aumentar a sua satisfação e melhorar o desempenho global da Organização. Contribui para o pilar económico da sustentabilidade, o que por sua vez permite à Organização ter a capacidade e os meios para outras iniciativas de sustentabilidade.
A ISO 9001 adota a abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua e integra o pensamento baseado em risco.
A Iberol obteve a certificação ISO 9001 em 2006.
ISO 14001
A ISO 14001 é a norma internacional para um sistema de gestão da qualidade do ambiente (SGA). Uma norma que ajuda na identificação, prioridade e a gestão dos riscos ambientais e que forma parte das práticas habituais de negocio de uma empresa. A norma se baseia em grande parte na norma da qualidade, contudo tem em conta os impactos ambientais.
Benefícios da ISO 14001
- Demonstração de compromisso – mostra publicamente o compromisso ambiental da sua empresa e ajuda a assegurar que o seu desempenho é gerido e melhorado.
- Reduzir custos – ajuda na melhor utilização dos seus recursos, que pode reduzir os custos.
- Gestão da reputação da sua empresa – irá reduzir os custos ou danos à sua reputação associados com limpezas ou litígios.
- Tornar-se um fornecedor preferencial – possibilita que a sua empresa trabalhe com empresas que dão prioridade a organizações ambientalmente amigáveis.
A Iberol obteve a certificação ISO 14001 em 2006.
HACCP
O HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.
HA = Análise de perigos CCP = Pontos Críticos de Controlo HAZARD = Perigo
O sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.
O sistema HACCP baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos géneros alimentícios desde “o prado até ao prato”.
Actualmente a população portuguesa preocupa-se, cada vez mais, com os benefícios de uma dieta alimentar equilibrada e saudável, exigindo alimentos com e de qualidade. Assim sendo, é necessário assegurar a qualidade dos produtos alimentares para conquistar a confiança dos consumidores.
O HACCP foi desenvolvido como um método simples para assegurar a produção de alimentos seguros para o consumidor, mas só à relativamente poucos anos é que as empresas portuguesas começaram a acreditar no potencial deste sistema.
Essencialmente, este sistema envolve um estudo aprofundado das matérias-primas, das condições de processamento, manuseamento, armazenamento e expedição, possibilitando a identificação de áreas sensíveis que induzam a uma situação de perigo inaceitável.
O sistema HACCP é o método mais eficaz de maximizar a segurança do produto. (Mortimor e Wallace, 1994)