Missão

Iberol tem como missão ser uma referência de excelência em todos os sectores em que actua, alcançar e manter os mais exigentes padrões de Qualidade, em todas os seus processos e áreas de actividade, criando valor para os seus accionistas, satisfazendo a necessidade dos seus clientes e proporcionando aos seus colaboradores o desenvolvimento de competências, conhecimento, criatividade e inovação.

Valores

  • Excelência

    • Exigência constante nos seus padrões de trabalho e dos trabalhos que recebe
    • Procura continua da melhoria dos resultados através da adopção incondicional das Metodologias Kaizen
  • Mudança

    • Ser um Catalizador da Mudança
    • Ser assertivo e alinhado com as expectativas da empresa
    • Focar na concretização dos objectivos, tarefas, responsabilidades
  • Responsabilização

    • Ser responsável pelo desenvolvimento do seu trabalho
    • Procurar a resolução proactiva das situações
  • Transversalidade

    • Fomentar Espírito de Equipa –Transversalidade / eliminar as “Quintas”
    • Trabalhar em equipa de forma organizada e tomar decisões claras para todos os membros da equipa
    • Garantir a contribuição de todos
  • Transparência

    • Ser transparente na relação que tem com todos os colegas
    • Ser transparente é ser Aberto, Sincero, Coerente, Ético e Integro

Cadeia de Valor da Iberol

As etapas e respetivas unidades mais relevantes na cadeia de valor dos produtos da Iberol, e que esta pode ter intervenção.
A Iberol atua nas etapas assinaladas a verde.

Gestão de Risco

A Gestão Empresarial do Risco, que engloba um conjunto de práticas de identificação, medida, tratamento e reporte dos principais riscos, é parte integrante do enfoque definido pelos órgãos societários da Iberol a todos os seus colaboradores, em linha com as boas práticas de governance do risco, diligenciando em cada período da sua actividade cumprir com os requisitos legais e regulatórios relacionados com as expectativas e exigências dos seus diferentes stakeholders.

A Iberol tem implementado um sistema de controlo interno para a gestão de risco suportado numa avaliação de risco que tem por base a identificação dos riscos potenciais, avaliação dos impactos, frequência da sua ocorrência e mecanismos de detecção prévia ao potencial evento. O objectivo é a criação de controlos para monitorar os riscos críticos, assim como acções de redução de risco potencial. Este sistema é aplicado à gestão comercial, manutenção, operações, etc, e que tem como missão optimizar o nível de risco global.

O risco operacional, que resulta das operações diárias nos vários sectores da empresa, é monitorizado através de um conjunto de mecanismos de controlo diários suportados na metodologia KaiZen. Para cada área operacional estão definidos KPI críticos e de observação diária com métricas de referência que permitem identificar desvios em espaços de tempo curtos e tomar acções correctivas. A empresa tem evoluído para que a captação e estruturação da informação seja automatizada, reduzindo assim os tempos de reacção e programação necessários. Das práticas implementadas sobressai a melhoria da maioria dos indicadores operacionais, com impacto directo nas demonstrações financeiras, na eficiência energética, no cumprimento legal e nas condições de operação em segurança e do bem-estar dos colaboradores.

A nível de compliance, a Iberol definiu uma política de controlo e seguimento em que todas prestações de serviços e fornecimentos de produtos, que sejam materialmente relevantes, devem ser escrutinados e contratualizados, com validação pela área jurídica, neste caso subcontratada a um escritório de advocacia, das quais existem pareceres sustentados. A empresa implementou também um processo de “know your supplier” que permite avaliar o risco de compliance de fornecedores, nomeadamente no contencioso e obrigações fiscais.

No que concerne aos riscos de cumprimento originados nas áreas operacionais, a empresa tem na sua área de Qualidade, Segurança e Ambiente um acompanhamento permanente dos riscos de processos, de qualidade e de ambiente, tendo estes últimos sido reforçados pelo novo enquadramento exigido pela certificação ISO 14001. O órgão de acompanhamento do cumprimento destes riscos é o Comité de Qualidade.

A Iberol está exposta a um conjunto de riscos como os das taxas de câmbio, das taxas de juro e de crédito, pelo que a política da empresa passa por procurar minimizar eventuais efeitos adversos decorrentes de incertezas nestas áreas, designadamente:

  • a politica de gestão de risco de taxa de câmbio caracteriza-se por mitigar a ocorrência de impactos financeiros negativos resultantes de movimentos adversos nas taxas de câmbio;
  • no risco de variação das taxas de juro;
  • relativamente ao risco de crédito, está associado às contas a receber decorrentes da sua actividade comercial. Este risco é mitigado pelo facto da Iberol acompanhar o risco de mercado dos seus clientes, tendo em conta os seus perfis de consumo, o seu histórico e a sua capacidade de pagamento, optando a empresa por trabalhar com entidades de elevada qualidade creditícia e reputacional “Know Your Customer”;

Evolução Histórica